Quarta-feira, 7 de Fevereiro de 2007
Presépio

 

                                  

 

A palavra “presépio” significa “um lugar onde se recolhe o gado, curral, estábulo”. Contudo, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo, acompanhado pela Virgem Maria, S. José e uma vaca e um jumento, por vezes acrescentam-se outras figuras como pastores, ovelhas, anjos, os três Reis Magos, entre outros. Os presépios são expostos não só em Igrejas mas também em casas particulares e até mesmo em muitos locais públicos.
 
A história dos presépios
 
Os primeiros presépios surgiram em Itália, no século XVI. O seu aparecimento foi motivado por dois tipos de representações da Natividade (do nascimento de Cristo): a plástica e a teatral.
 
Porém, antes disso, no século XIII, mais precisamente no ano de 1223, S. Francisco de Assis decidiu celebrar a missa da véspera de Natal com os cidadãos de Assis de forma diferente. Assim, esta missa, em vez de ser celebrada no interior de uma igreja, foi celebrada numa gruta, que se situava na floresta de Greccio (ou Grécio), que se situava perto da cidade. S. Francisco transportou para essa gruta um boi e um burro reais e feno, para além disto também colocou na gruta as imagens do Menino Jesus, da Virgem Maria e de S. José. Com isto, o Santo pretendeu tornar mais acessível e clara, para cidadãos de Assis, a celebração do Natal, só assim as pessoas puderam visualizar o que verdadeiramente se passou em Belém durante o nascimento de Jesus.

Este acontecimento faz com que muitas vezes S. Francisco seja visto como o criador dos presépios, contudo, a verdade é que os presépios tal como os conhecemos hoje só surgiram mais tarde, três séculos depois (XVI).
 

No século XVIII, a recriação da cena do nascimento de Jesus estava completamente inserida nas tradições de Nápoles e da Península Ibérica (incluindo Portugal). No que se refere a Portugal, não é nenhum exagero dizer que aqui foram feitos alguns dos mais belos presépios de todo o mundo, sendo de destacar os realizados pelo escultor e barrista Machado de Castro.
 
Pesquisa de Cátia Oliveira, 7ºA


Publicado por cantinhoaroes às 10:58
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

Pesquisar neste blog
 
Abril 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

25 de Abril

Dia da Mãe

Anedota

Dia do Livro e do Direito...

Fafe e Camilo Castelo Bra...

Camilo Castelo Branco

A História da Páscoa

A escola e as novas tecno...

Robot

Robótica

Arquivos

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Dezembro 2006

Links
blogs SAPO